11.8.03






De mulheres e deusas



Maria é lutadora, amante, amiga para todas as horas. Enfrenta diariamente a dor de oferecer amor e receber de volta traição e dor. Chora, mas transforma suas lágrimas em força para recomeçar. É, acima de tudo, mulher.

Deméter é a deusa que teve sua filha Kore (ou Perséfone), raptada por Hades, senhor do inferno grego. Desesperada, Deméter percorre o mundo chorando, à procura de sua filha, recusando-se a permitir que as plantas dessem fruto, até que o tamanho de sua dor comove todos os deuses do Olimpo, e Perséfone -- que havia desposado Hades e era agora a rainha do mundo subterrâneo, fadada a viver para sempre na escuridão entre os mortos -- recebe permissão especial para viver seis meses por ano fora do Hades, junto de sua mãe. E Deméter, num arroubo de felicidade, patrocina a primavera. É, acima de tudo, mulher.

Atena é a deusa que nasceu da cabeça de Zeus, já vestida e pronta para a luta. Irmã de Apolo, sábia, tem como animal emblemático a coruja, que virou assim o animal que representa o ensino. Forte, orienta os heróis que auxilia, como o esperto Ulisses (ou Odisseu) para que se livrem de todas as enrascadas. Apesar de guerreira, Atena foi quem presenteou os gregos com a oliveira, que têm até hoje o azeite de oliva como uma das bases de sua alimentação. Forte, sábia, provedora. É, acima de tudo, mulher.

São, também, essencialmente e acima de tudo duas grandes mulheres as autoras dos blogs Templo de Atena e Segredos de Deméter. Duas amigas queridas, que ganhei de presente através deste blog -- que aliás só me tem dado alegrias neste ano de existência que completou --, duas escritoras sensíveis e talentosas que tenho o prazer de ler todos os dias.

O banner para o Templo eu já tinha feito para a querida Atena faz algum tempo, mas eu estava devendo um outro banner para a deusa mãe da primavera. Querida Deméter, aceita o singelo presente da sua borboleta, que depende tanto da primavera para viver!

Beijos e minha sincera admiração, para estas duas.

Nenhum comentário: