9.1.04






Impressões sobre o fim de um ciclo



Ontem acabou uma viagem que começou a tomar forma em fevereiro de 2003. Ontem também acabou um blog especial, de um amigo especial. Ontem, espero, foi o final de um período de sofrimento para mim, e o início de um ano de produção.

Não sei ao certo o que dizer sobre o que senti de estar estes dias com o Luis Ene aqui no Rio e em Goiânia, exceto que mais uma vez confirmou-se o que eu já tinha percebido em outros encontros com pessoas que conheci na Internet: a presença física é pouco mais que uma ampliação do contato eletrônico. Não tive surpresas, nem boas nem ruins, já que minha expectativa era mesmo de um homem gentil, alegre, amigo, solidário. Posso, no entanto, dizer que ao vê-lo partir senti que um pedaço de mim estava partindo com ele para Portugal. E vai ficar lá.

Agora estou cansada, cheia daquele cansaço feliz que sentimos depois de uma festa onde dançamos e rimos e brincamos a noite toda, porque foi verdadeiramente um momento de celebração estar com meu amigo. Andamos pelo centro da cidade, subimos e descemos pelos morros arborizados do Rio (a floresta estava particularmente bonita, fresca e cheia de borboletas para receber Lord N), fomos a livrarias, a barezinhos e a restaurantes, conversamos, conversamos, conversamos. Agora, no silêncio do meu quarto, fico lembrando e rindo da telefonista carioca que falou conosco em espanhol, sem conseguir entender o cantado lusitano da voz do Luis. Fui também intérprete, de um lado e de outro.

A partir de hoje o objetivo é aproveitar o que me resta de férias antes do início das aulas para tentar organizar o que vai ser o ano. A mente grávida de idéias e projetos precisa agora preparar os caminhos de execução. O corpo precisa voltar à disciplina que impede que o problema de coluna volte a me atormentar. A vida continua num novo patamar.

Luis, querido, espero que sua viagem tenha sido boa e que o retorno à casa tenha sido feliz. Saudades imensas, mas saudades gostosas, porque sei que você também deixou um pedacinho seu aqui comigo. vou cuidar bem dele, prometo.

Nenhum comentário: