17.1.04






Poemas e Alfazemas



Quando se conhece uma pessoa como Jules, deve-se fazer algum tipo de oferenda. Não aos espíritos afro-brasileiros, mas a uma musa. Eu pensei, cá com meus botões de madrepérola, qual a melhor oferenda a se fazer a uma musa por um poeta goitacás? Enquanto eu debatia comigo e meus botões, ele mesmo me deu a resposta.

Chuviscos e poesia!

Da série .......... : brincando com rimas - Jules Rimet

Ninguém lê poemas
sem rimas e alfazemas.
Façamos então um perfeito
que agrade até ao prefeito.
Cheio de anjinhos e cores,
com molhos de mil sabores.
Um poema que se deguste
mesmo que tal trabalho custe
uma vida de técnica apurada.
Façamos uma arte marinada,
com cheiro de cozinha, temperada;
uma poesia doce, outra salgada;
uma que sirva de entrada,
mas que vá se tornando,
à medida que o tempo vá passando,
no prato principal.
E para agradar ao comensal
façamos um poema-sobremesa
de claras e anilina; com certeza
agradará também olhar a cor
e, decerto, a forma de dispor
os versos e a cadência:
um poema cozidinho, com ciência.


De preferência um poema mastigado
pra que não soframos o azar
de o leitor vir a se engasgar
e ficar com o poema atravessado."

Nenhum comentário: